sábado, 14 de maio de 2011

Ministro Lupi entrega Carta Sindical à Fenajore

Brasília – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, entregou na quinta-feira (12), a Carta Sindical para a Federação Nacional das Empresas de Jornais e Revistas (Fenajore). O documento concede o registro sindical à Federação, que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 27 de abril.

 
O ministro comentou a concessão do registro. "Este é mais um marco para a democracia do nosso país. A imprensa precisa ser livre, e em nosso país assim ela é respeitada. Agradeço que me recebam em sua casa, pois é mais uma prova de amizade", agradeceu Lupi, durante cerimônia na sede brasiliense da Associação Nacional de Jornais (ANJ). "A Fenare representará os veículos de comunicação que hoje equilibram a democracia brasileira, contrapondo ideias e opiniões. O papel dos jornais é fundamental", concluiu o ministro.

A presidente da ANJ, Judith Brito, discursou sobre a criação da Fenajore. "Agradeço ao ministro Carlos Lupi pela oportunidade. Sabemos que este registro sindical da federação é importante para que se continue a difundir a liberdade de expressão, um avanço para a democracia brasileira".
 
De abrangência nacional, a Fenajore é composta pelo Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Sindejor-PR), pelo Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindejore-RS), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de São Paulo (Sindejore-SP), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Município do Rio de Janeiro e pelo Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina.
 
Assessoria de Imprensa do MTE

terça-feira, 10 de maio de 2011

AVISO DE PAUTA DIA MUNDIAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL


API - Associação Paranaense de Imprensa



Comemoração do
DIA MUNDIAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Dia: 11/5/2011

Hora: 19 hs

Local: Auditório “Euro Brandão” - Circulo de Estudos Bandeirantes
Rua Quinze de Novembro, 1050, Curitiba, PR.



A programação abordará as mudanças trazidas pelas novas mídias em função das novas tecnologias, que afetaram inclusive o conteúdo da mensagem jornalística. O evento contará entre outras. com a participação do vice-presidente da ADVB-PR, Julio Sampaio; do professor emérito da UFPR, Helio Puglieli e da gerente corporativa de marketing do GrPCom, Carmem Murara.
Entre os temas a serem expostos pelos palestrantes, estão o desafio da mídia com as novas tecnologias, a revisita ao teórico McLuhan - que antecipou a influência do meio sobre a mensagem e a apresentação da nova marca coorporativa do Grupo Paranaense de Comunicação.

 
Contatos: (41) 9167-9233 / 4102-6571 - api1934@gmail.com
Blog: api1934.blogspot.com – Twitter: @apimprensa
Rua José Loureiro 464, Sala 44 – Centro – Curitiba/PR

sábado, 7 de maio de 2011

Frente Suprapartidária do Paraná pela Democracia

A sociedade mobilizada na ação política
Fatos Políticos Recentes

1. Defesa do Voto Distrital Misto

Durante evento em Curitiba, o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire, defendeu a adoção do sistema de voto distrital misto dentro da projetada reforma política. Freire – que veio a convite do presidente estadual deputado Rubens Bueno, para lançar a TV digital do Partido Popular Socialista – declarou que sua agremiação, de base doutrinária vinculada às lutas pela redemocratização, sempre apoiara o modelo proporcional, mas migrou dessa posição em favor do sistema distrital misto por entender que no Brasil de hoje é necessária maior aproximação entre o eleitor e o representante.

2. Aécio amplia protagonismo

O senador mineiro Aécio Neves está ampliando sua presença na cena política, passando a figurar como um dos nomes mais representativos da nova geração de líderes com possibilidade de disputar futuramente a Presidência da República. Nessa linha, após inaugurar seu mandato com um discurso de densidade no Senado – e superar o incidente de trânsito no Rio de Janeiro – o jovem político de Minas Gerais passou a atuar com mais desenvoltura, discursando perante trabalhadores reunidos por Centrais Sindicais no dia 1º de maio em São Paulo e promovendo articulações com os Democratas para frear o esvaziamento desse partido aliado.
No pronunciamento durante o evento de comemoração do Dia do Trabalho, na capital paulista, Aécio discursou ao lado do governador Geraldo Alckmin, quando elaborou uma plataforma para atuação dos “tucanos” nesta nova fase da vida brasileira.

3. Plataforma de classe média

A fala de Aécio envolve duas linhas de abordagem, a primeira para a classe média tradicional e a segunda, para a “nova” classe média – hoje no centro das atenções de tucanos e petistas. Discursando para a classe média tradicional, no passado um eleitorado cativo da aliança PSDB-DEM, o líder mineiro indicou pontos valorizados pelos governos estaduais de seu partido, como:

1. Gestão apoiada na meritocracia (dos colaboradores) e não no aparelhamento da máquina pública,
2. Governo com planejamento (que mire a previsibilidade) e que não viva de circunstâncias (como se observa na abordagem da inflação pelo governo federal),
3. Esse ponto é fundamental para debelar a inflação, que afeta a marcha regular da atividade econômica,
4. Um governo com planejamento apóia o empreendedor e impede a
desindustrialização (hoje observada e que “assusta o país”),
5. Como corolário, um governo que viva de seus meios, sem pesar sobre a
sociedade (reforma tributária para baixar a carga).

Mas Aécio estava num palanque voltado para trabalhadores (embora organizado pela elite sindical) e, por isso, modulou o discurso para ser entendido pela nova classe média – pessoas com carteira assinada e renda regular – ao atacar a inflação “que penaliza o trabalhador”, defendendo programas que “ampliem as oportunidades de trabalho”.

4. Começam as pesquisas 

Disparando o primeiro tiro na sucessão municipal de Curitiba foram divulgadas
pesquisas de opinião que apresentam os nomes de lideranças mais em evidência no cenário político da capital paranaense: Gustavo Fruet (PSDB) e o prefeito Luciano Ducci (PSB), seguidos por outros postulantes no PSC (Ratinho Junior), PT (Dr. Rosinha), etc. Fruet estaria se beneficiando do “recall” da campanha para o Senado – segundo o líder tucano na Assembleia, Ademar Traiano – enquanto Ducci, apesar de bem avaliado como prefeito (ao lado da presidente Dilma e do governador Beto Richa), ainda precisa “se soltar” para ficar mais conhecido do “povão”.

5. Eventos da Agenda
                                                    
- Dia 09 Maio (2ª feira) 16 hs.
Palestra do deputado federal Reinhold Stephanes sobre o Código Florestal
Local: Pró-Paraná (Rua Quinze, 621 – 3ª)

- Dia 11 Maio, (5ª feira) 19 hs
Comemoração do Dia da Comunicação Social, promoção da Associação Paranaense de Imprensa, no Circulo de Estudos Bandeirantes, Rua Quinze, 1050.

- Dia 19 Maio (5ª feira) 18 hs
Reunião mensal da Frente, com o tema “O Sistema Político da Monarquia Brasileira”, na sede social.


A Equipe executiva da
Frente Suprapartidária do Paraná pela Democracia



Contato:             (41) 9167-9233       / 4102-6571 - api1934@gmail.com
Rua José Loureiro 464, Sala 44 – Centro – Curitiba/PR

terça-feira, 3 de maio de 2011

Pesquisador alerta sobre riscos no trabalho jornalístico

Brasília - O coordenador de Comunicação e Informação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil e pesquisador da área de mídia, Guilherme Canela, alertou hoje (3) que o jornalismo é uma das profissões mais perigosas do mundo. Segundo ele, é necessário instituir ações mundiais que garantam a segurança necessária para os profissionais de imprensa poderem trabalhar.
Canela lembrou que os jornalistas estão mais ameaçados em ambientes de conflitos, como os embates que ocorrem nos países do Oriente Médio e Norte da África, como Líbia e Síria. Em entrevista durante a manhã ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, ele disse que há riscos não só em ambientes de guerra, mas também nas regiões em que a democracia não está consolidada.
“Os riscos não só [envolvem] o assassinato de jornalistas, mas existem uma série de outros riscos que precisam ser discutidos”, afirmou ele, citando, como exemplo, a ausência de “proteção do indivíduo jornalista que faz [uma determinada] cobertura”. O pesquisador lembrou ainda que a ameaça é maior quando o profissional busca o “oculto”. “Em muito lugares do mundo, o jornalismo é uma profissão de muitos riscos, novos e velhos”, afirmou.
Canela lembrou o assassinato do jornalista pernambucano Luciano Leitão Pedrosa, de 46 anos, que morreu no começo de abril depois de colocar no ar uma série de reportagens sobre grupos de extermínio, na região de Vitória de Santo Antão. Para ele, é fundamental estabelecer o fim da impunidade, assim como aumentar as garantias de segurança para os profissionais.
O pesquisador disse ainda que a “segurança do profissional de jornalismo em coberturas de risco” é um tema sempre presente na agenda Unesco. Canela foi um dos palestrantes da seminário A Mídia do Século 21: Novas Fronteiras, Novas Barreiras, que ocorreu no Instituto Rio Branco, em Brasília.

Fonte: Agência Brasil

No Dia da Liberdade de Imprensa, Patriota comemora o que chama de diplomacia digital

Brasília – No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou hoje (3) que as diplomacias brasileira e mundial vivem um novo momento. É a era das novas mídias em que várias informações são transmitidas à sociedade por meio das redes sociais, como o Twitter, o Facebook e o YouTube. Segundo ele, o desafio está nas mãos da imprensa. “[Em meio às novas mídias] a imprensa tem de reinventar”, afirmou.
Ele definiu o novo momento. “É a diplomacia digital”, classificou, lembrando que os blogs e noticiários onlinetambém contribuem para o novo momento da diplomacia. “Os direitos dos cidadãos brasileiros são assegurados em meio a uma infinidade de fontes”, disse o ministro, na sede do Instituto Rio Branco, onde ocorreu o seminário A Mídia do Século 21: Novas Fronteiras, Novas Barreiras.
Também participaram das discussões a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas, o diretor do Instituto Rio Branco (que se destina à formação de diplomatas), embaixador Georges Lamazière, e o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Vincent Defourny. 
Bem-humorado, Patriota afirmou que o Itamaraty tem mais de 10 mil seguidores apenas no Twitter e que cerca de 3 mil acessaram o YouTube em busca de informações sobre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Segundo ele, o perfil dos “amigos do Itamaraty” reúne, em 70% dos casos,  pessoas que têm de 18 a 35 anos.
 
O representante da Unesco acrescentou que é fundamental que os regimes democráticos assegurem a liberdade de imprensa para garantir a liberdade de expressão da sociedade.
“A midia plural, livre e independente, de um lado, e um governo que garanta isso são características da liberdade de expressão”, disse Defourny. Segundo ele, a Unesco apoia a aprovação da Lei Geral de Acesso às Informações Públicas, que aguarda votação no Senado, e define, por exemplo, prazo máximo de 50 anos de sigilo para documentos públicos.
“A Unesco acompanha com grande interesse essa lei, que permitirá a redução das assimetrias”, afirmou o representante da Unesco. “O panorama da mídia mudou a ponto de se tornar irreconhecível, mas a promoção da liberdade humana é a pedra fundamental da democracia.”
O diretor do Instituto Rio Branco, embaixador Georges Lamazière, disse que o objetivo da nova diplomacia é manter o diálogo do Itamaraty com a imprensa. “Isso se dá não só nas grandes questões internacionais, como também quando o brasileiro se vê em uma situação difícil. Hoje é fundamental abrir cada vez mais esse canal de diálogo.”
Fonte: Agência Brasil

Fenaj espera que Senado vote amanhã a volta da obrigatoriedade de diploma para jornalistas

Brasília - A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) aproveitou o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, celebrado hoje (3), para tentar convencer os senadores a votar, amanhã (4), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
“Conversamos com todos os senadores e temos apoio de cerca de 80% deles. A pauta está cheia, mas há a expectativa de que o assunto seja levado à vota amanhã. Por isso, vamos circular pelo Senado e tentar fazer com que a agenda seja cumprida para que o diploma volte a ser obrigatório”, afirmou Schroder à Agência Brasil.
Em nota, a Fenaj alega que a extinção da exigência de diploma deixa "o exercício do jornalismo ético e responsável desprotegido e destitui da sociedade o direito a receber informação de qualidade".
Hoje (3), na audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado sobre violência contra jornalistas, os senadores Paulo Paim (PT-RS), Paulo Davim (PV-RN) e Wellington Dias (PT-PI) disseram ser favoráveis à aprovação da PEC, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Já o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse que é importante considerar os casos de pessoas com talento natural ou que não tenham frequentado uma universidade, mas que contribuem qualitativamente com a imprensa.
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PROGRAMA COMEMORATIVO DO DIA MUNDIAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL


Data: 11 de Maio de 2011
Local: Auditório “Euro Brandão”, Circulo de Estudos Bandeirantes - Rua Quinze de Novembro, 1050, Curitiba, PR.


PROGRAMA:


19,00 – Inicio / credenciamento

19,15 – Abertura
            Rafael de Lala, presidente da Associação Paranaense de Imprensa

19,30 – Tema: O Desafio da Mídia com as Novas Tecnologias
Palestrante: Julio Sampaio, Consultor de Marketing, Vice-Presidente da ADVB-Pr

20,15 – GrPCom: Apresentação da nova marca corporativa
Expositora: Carmen Murara, Gerente corporativa de Marketing/ GrPCom

20,45 – Intervalo

21,00 – Tema: Revisitando McLuhan - O meio condiciona a mensagem
            Palestrante: Helio Puglieli, professor emérito da UFPR, ex-
            Professor da PUC-Pr

21,30 – Debates sobre os temas expostos

22,00 – Encerramento