Fatos Políticos Recentes
1. Defesa do Voto Distrital Misto
Durante evento em Curitiba, o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire, defendeu a adoção do sistema de voto distrital misto dentro da projetada reforma política. Freire – que veio a convite do presidente estadual deputado Rubens Bueno, para lançar a TV digital do Partido Popular Socialista – declarou que sua agremiação, de base doutrinária vinculada às lutas pela redemocratização, sempre apoiara o modelo proporcional, mas migrou dessa posição em favor do sistema distrital misto por entender que no Brasil de hoje é necessária maior aproximação entre o eleitor e o representante.
2. Aécio amplia protagonismo
O senador mineiro Aécio Neves está ampliando sua presença na cena política, passando a figurar como um dos nomes mais representativos da nova geração de líderes com possibilidade de disputar futuramente a Presidência da República. Nessa linha, após inaugurar seu mandato com um discurso de densidade no Senado – e superar o incidente de trânsito no Rio de Janeiro – o jovem político de Minas Gerais passou a atuar com mais desenvoltura, discursando perante trabalhadores reunidos por Centrais Sindicais no dia 1º de maio em São Paulo e promovendo articulações com os Democratas para frear o esvaziamento desse partido aliado.
No pronunciamento durante o evento de comemoração do Dia do Trabalho, na capital paulista, Aécio discursou ao lado do governador Geraldo Alckmin, quando elaborou uma plataforma para atuação dos “tucanos” nesta nova fase da vida brasileira.
3. Plataforma de classe média
A fala de Aécio envolve duas linhas de abordagem, a primeira para a classe média tradicional e a segunda, para a “nova” classe média – hoje no centro das atenções de tucanos e petistas. Discursando para a classe média tradicional, no passado um eleitorado cativo da aliança PSDB-DEM, o líder mineiro indicou pontos valorizados pelos governos estaduais de seu partido, como:
1. Gestão apoiada na meritocracia (dos colaboradores) e não no aparelhamento da máquina pública,
2. Governo com planejamento (que mire a previsibilidade) e que não viva de circunstâncias (como se observa na abordagem da inflação pelo governo federal),
3. Esse ponto é fundamental para debelar a inflação, que afeta a marcha regular da atividade econômica,
4. Um governo com planejamento apóia o empreendedor e impede a
desindustrialização (hoje observada e que “assusta o país”),
5. Como corolário, um governo que viva de seus meios, sem pesar sobre a
sociedade (reforma tributária para baixar a carga).
Mas Aécio estava num palanque voltado para trabalhadores (embora organizado pela elite sindical) e, por isso, modulou o discurso para ser entendido pela nova classe média – pessoas com carteira assinada e renda regular – ao atacar a inflação “que penaliza o trabalhador”, defendendo programas que “ampliem as oportunidades de trabalho”.
4. Começam as pesquisas
Disparando o primeiro tiro na sucessão municipal de Curitiba foram divulgadas
pesquisas de opinião que apresentam os nomes de lideranças mais em evidência no cenário político da capital paranaense: Gustavo Fruet (PSDB) e o prefeito Luciano Ducci (PSB), seguidos por outros postulantes no PSC (Ratinho Junior), PT (Dr. Rosinha), etc. Fruet estaria se beneficiando do “recall” da campanha para o Senado – segundo o líder tucano na Assembleia, Ademar Traiano – enquanto Ducci, apesar de bem avaliado como prefeito (ao lado da presidente Dilma e do governador Beto Richa), ainda precisa “se soltar” para ficar mais conhecido do “povão”.
5. Eventos da Agenda
- Dia 09 Maio (2ª feira) 16 hs.
Palestra do deputado federal Reinhold Stephanes sobre o Código Florestal
Local: Pró-Paraná (Rua Quinze, 621 – 3ª)
- Dia 11 Maio, (5ª feira) 19 hs
Comemoração do Dia da Comunicação Social, promoção da Associação Paranaense de Imprensa, no Circulo de Estudos Bandeirantes, Rua Quinze, 1050.
- Dia 19 Maio (5ª feira) 18 hs
Reunião mensal da Frente, com o tema “O Sistema Político da Monarquia Brasileira”, na sede social.
A Equipe executiva da
Frente Suprapartidária do Paraná pela Democracia
Rua José Loureiro 464, Sala 44 – Centro – Curitiba/PR