sexta-feira, 25 de março de 2011

DILMA: EM BUSCA DE FATORES DE CRESCIMENTO PARA O BRASIL

API - Associação Paranaense de Imprensa

Fundada em 31 de Outubro de 1934

Utilidade pública estadual



DILMA: EM BUSCA DE FATORES DE CRESCIMENTO PARA O BRASIL


Presidente mira modelo que deu certo nos Estados Unidos =/= Haverá concessões de aeroportos, portos e rodovias =/= Para Dilma, não há incompatibilidade em combater a inflação e crescer =/= Pobreza vai ser atacada, mas com portas de saída =/= Menção à BR-163, rodovia que traz carga de MS ao Paraná. 


Em sua primeira entrevista a um jornal brasileiro, concedida ao “Valor Econômico”, após analisar aspectos da conjuntura, a presidente Dilma Rousseff comparou o Brasil aos Estados Unidos, destacando os fatores internos – ditos, endógenos, no jargão econômico – que a seu ver influenciaram o ciclo de crescimento daquele país. Para Dilma podemos examinar a aplicação desse modelo aqui, aproveitando o que deu certo, sem perder de vista nossas características e realidades (entre as quais a correção das desigualdades sociais ainda existentes). 
Entre tais condições, similares para ambos os países, a presidente registrou que os Estados Unidos se beneficiaram de:

1 – território continental, com riquezas naturais (recursos potenciais)

2 – população de escala e dotada de vontade de realizar (ativa)

3 - cultura nacional que valorizou a disseminação da educação,  resultando numa força de trabalho preparada e dotada de capacidade de inovação, o que gerou empresas e produtos competitivos no mercado internacional.

Segundo ela, o Brasil possui ou pode desenvolver tais fatores, para manter um crescimento sustentado, (que, aliás, haviam sido propostos pelo economista austríaco Joseph Schumpeter, entre outros).

Por que, o país

- Tb. possui em seu território continental uma dotação abundante de recursos naturais alguns já em exploração (energia a partir de fontes renováveis, como água para mover usinas hidrelétricas, e produção de biocombustiveis, além de minérios e ter descoberto mais petróleo – o pré-sal); e é uma potencia agroalimentar de escala;

- Encontra-se em transição para uma base industrial diversificada

- Entrou na etapa em que a população desperta e passa a incorporar padrões do mercado, o que acelera o crescimento.


Síntese: Rafael de Lala, jornalista, presidente da Associação Paranaense de Imprensa.

Fonte: Dilma Rousseff, entrevista ao Jornal Valor, em 17Mar11, Pag. A6 e A7

Nenhum comentário:

Postar um comentário