segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DA UNIDADE DO BRASIL



Às autoridades constituídas
Aos lideres de entidades paranaenses
Aos filiados de nossas entidades


         Tendo em vista o ressurgimento de tentativa de separação do Sul do Brasil, incluindo o Paraná, com realização de hipotética pesquisa de opinião em Curitiba sobre a pretendida “autodeterminação” – cf. notícia intitulada “Separatistas querem criar novo país com os três estados da Região Sul”, publicada na imprensa local; conclamamos a sociedade paranaense no sentido de se manter alerta para rejeitar essa e quaisquer outras iniciativas tendentes a desestabilizar a unidade nacional e a integridade do território pátrio.

            É lamentável que, numa conjuntura em que acabamos de comemorar os 189 anos da independência e quando o Brasil se prepara para desfrutar de uma presença afirmativa no seio da comunidade das nações - reconhecimento do labor e abnegação dos construtores de nossa nacionalidade ao longo de cinco séculos – ainda se manifestem vozes dissidentes do projeto maior de consolidação da identidade nacional.

         Em termos práticos, tais iniciativas não interessam ao Paraná, Estado que teve sua formação histórica vinculada ao ecúmeno do Centro-Sul do Brasil e não ao continentismo dos pampas - posição reafirmada em diversos fatos históricos. Em termos da realidade política internacional o projeto separatista por igual é desaconselhado: a geopolítica contemporânea não dá espaço para nações de reduzida escala, sem voz nem vez nos foros decisórios que marcam o curso da humanidade.

         Por isso tais arroubos de secessão, alguns sinceros, porém todos equivocados, não podem nem devem recolher a adesão dos brasileiros do Paraná. Defendemos sim, a descentralização administrativa e a autonomia federativa dos estados componentes da nossa União Federal - sustentada desde o Império, mas principalmente na República.

Mas defendemos igualmente a unidade inquebrantável do território nacional brasileiro – sagrada pelo heroísmo de patriotas como os bravos de Guararapes, pelo destemor dos formadores de fronteiras ao Norte e ao Sul, como Pedro Teixeira e Pinto Bandeira; ao lado de patriarcas e defensores como José Bonifácio e Luiz Alves de Lima e Silva.
        
         O Paraná, que enfrentou e superou tentativas de fracionamento territorial graças à mobilização de suas lideranças e população, por certo não faltará agora ao Brasil – opinando, rejeitando e rechaçando qualquer iniciativa que, dissimulada ou ostensivamente, promova veleidades separatistas; ademais, inoportunas, anacrônicas, ilegais e inconstitucionais.

Porque, perfilamos a lição imorredoura de Bento Munhoz da Rocha Neto: “Vivemos intensamente o Paraná, mas sempre no marco da Pátria Grande - cujo passado é o nosso passado, e cujo futuro é o nosso futuro!”.


                   Curitiba, 12 de setembro de 2011


API - Helio Puglieli, pres. da Comissão de Liberdade de Imprensa

         FS – Carlos Gomes, coordenador

         GIAF – Rafael de Lala, coordenador geral

         NEB – Glacy C. Carvalho, coordenadora.
 
Contato: (41) 3026-0660 / 9167-9233 / 4102-6571 Magda Branchi
E-mail: api1934@gmail.com - Blog: api1934.blogspot.com
Rua José Loureiro 464, Sala 44 – Centro – Curitiba/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário