Evento expõe Abdicação em 1831, Constituição Republicana de 1981 e Renúncia de Jânio, em 1961, fundamentais para compreensão do Brasil atual.
A XVII Semana de História, realização tradicional da Academia Paranaense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, vai abordar neste ano três acontecimentos ímpares da História do Brasil, que até hoje influenciam nosso país: a Abdicação de D. Pedro I em 1831; a Constituição Republicana de 1891 e a Transição Política derivada da Renúncia de Jânio Quadros em 1961. O evento será realizado a partir do dia 20, terça-feira, estendendo-se até 22, no auditório da Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba, com inscrições livres.
Segundo o presidente da Academia Paranaense de Letras, Eduardo Rocha Virmond, “a concentração da Semana nesses três episódios marcantes permitirá ao público em geral aprofundar a sua visão do Brasil de hoje, com a busca de luzes do passado para melhor entendimento do presente”. O presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Ernani Costa Straube, acrescenta que os três módulos iniciam com o estudo de acontecimentos da História Geral do Brasil, mas focam seus desdobramentos no Paraná, na linha de ciclos anteriores dessas entidades culturais paranaenses.
QUEM APRESENTA
O primeiro painel, no dia 20, registra os 180 anos da Abdicação de D. Pedro I, ocorrida em 1831 e terá por palestrante o jornalista, escritor e acadêmico Laurentino Gomes (autor de livros de sucesso sobre o Brasil). Como comentadores estarão o professor Carlos Antunes, da área de História e ex-reitor da UFPR e o jornalista Rafael de Lala, da Associação Paranaense de Imprensa. No dia 21, o tema “Constituição Republicana de 1891”, marcando os 120 anos desse evento, será apresentado pela advogada Rogéria Fagundes Dottti, ex-presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, com comentários do acadêmico Eduardo Virmond e do juiz federal e professor Friedmann Wendpap.
No dia 22, quinta-feira, será apresentado o painel “Crise Política de 1961 (que registra 50 anos), tendo como palestrante o acadêmico, escritor e ex-deputado federal Léo de Almeida Neves e, como comentadores, Euclides Scalco, ex-ministro de Estado e ex-parlamentar constituinte; Ricardo Costa de Oliveira, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFPR e escritor em Ciência Política e o historiador Armando Martins Filho, professor da Uniandrade e outras instituições.
INSCRIÇÕES
Os interessados poderão fazer suas inscrições diretamente na sede do IHGPR à Rua José Loureiro, 43 em Curitiba (período da tarde), via e-mail no endereço eletrônico ihgpr1900@hotmail.com ou pelo fone/fax 41-3223-0683. Para os que freqüentarem o programa, no auditório Brasílio Itiberê, à rua Cruz Machado, 138 (conjunto predial da Secretaria da Cultura) haverá certificados de aproveitamento.
A Semana de História deste ano tem o apoio da Secretaria da Cultura do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba, Grupo Educacional Positivo, Centro Paranaense Feminino de Cultura, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro Universitário Uniandrade e Associação Paranaense de Imprensa; com patrocínio da Itaipu Binacional e da Companhia Paranaense de Gás – Compagás.
MAIS DADOS
O estudo dos Três Acontecimentos Impares da História do Paraná, tema da XVII Semana de História, segue a tradição das entidades promotoras de organizarem a comemoração de eventos históricos de significação para a compreensão da realidade brasileira e fortalecimento da identidade regional do Paraná. Assim, em passado recente foram registrados os 500 Anos da Descoberta do Brasil, os 200 Anos da Vinda da Família Real Portuguesa, os 120 Anos da República e o 80º Aniversário da Revolução de 1930 e sua Repercussão no Paraná.
Os três eventos eleitos para comporem a trilogia da 17ª Semana de História do Paraná se encadeiam, permitindo uma síntese lógica que a um tempo expõe o desenrolar dos acontecimentos do País e, em outra dimensão, se desdobram para influir na formação histórica do Paraná. Sua apresentação e debate permitirão uma compreensão mais densa da realidade nacional e do Paraná, através da exposição de acontecimentos ímpares que marcaram o passado e explicam o presente de nossa terra. A Semana de História é voltada para professores e estudantes da área de História das instituições educacionais; intelectuais e interessados nas atividades culturais em geral; associados das entidades promotoras e do segmento cultural do Estado; além de profissionais e interessados de setores afins – como os de comunicação, marketing institucional e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário